quarta-feira, 3 de junho de 2009

Educação e as Tecnologias

Autora: Katiane Carvalho da Matta

Segundo José Manuel Moran - “Educar é colaborar para que os professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional- do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais, e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.”
Podemos perceber que educar é um processo que não tem fim, professores e alunos vivem em constantes mudanças, e o processo de aprendizagem nunca termina. As tecnologias surgem e mudam constantemente, o perfil de nossos alunos também mudam. A maioria dos alunos não se motiva com aulas tradicionais lousa e giz, é preciso estar utilizando recursos tecnológicos como instrumento de ensino aprendizagem.
Para Moran cabe ao educador construir a identidade do aluno, mostrar os caminhos tanto para a vida pessoal como profissional, transformando seus alunos em cidadãos realizados e produtivos.

Referência bibliográfica:
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/mudar%20a%20forma%20de%20ensinar%20e%20aprender.pdf

Nenhum comentário: